sábado, 19 de fevereiro de 2011

X-9 Paulista homenageia Renato Aragão


18/02/2011 15h47 - Atualizado em 18/02/2011 15h55

X-9 Paulistana homenageia Renato Aragão e a infância

Será a 1ª vez que Renato Aragão desfilará em uma escola de samba de SP.
X-9 vai mostrar o que é ser criança no Sambódromo do Anhembi.

Do G1 SP
A X-9 Paulistana vai entrar no universo infantil e homenagear o mestre o mestre do humor e das brincadeiras, Renato Aragão, no desfile deste ano no Anhembi.
"Quando eu fiquei sabendo, eu pensei: 'Não posso aceitar, porque minha história é muito pequena para ser tema de qualquer escola de samba, ainda mais da X-9 que é tradicional'. Mas eu encarei e vou à luta", conta Renata Aragão.
Segundo Rodrigo Cadete, carnavalesco da escola, a X-9 vai falar do universo infantil. "Vai falar daquilo que Renato Aragão sempre preservou e sempre mostrou em toda a sua carreira, o que significa o universo infantil, o brincar, o que é ser criança", explica.
O humorista, que estudou direito, conta que descobriu que seguiria a carreira quando via os filmes de Oscarito. "Eu comecei a assistir aos filmes dele, que são maravilhosos, e fiquei apaixonado pelo trabalho dele. Eu tinha 14 anos. Eu pensei que gostaria de fazer essas coisas. Mas achei que era sonho", diz Aragão.
O sonho virou realidade em 1960, quando o personagem Didi apareceu pela primeira vez na televisão, no Ceará. Para seguir a carreira de humorista, Renato Aragão se mudou para o Rio de Janeiro.
Na década de 1970 surgiram 'Os trapalhões'. O quarteto Didi, Dedé, Mussum e Zacarias ganhou fama e fez a alegria de várias gerações por quase 20 anos. "O Dedé era o galã da periferia paulistana, o Mussum o malandro carioca, o Zacarias o mineirinho e o Didi o nordestino sofrido. Então, nós formamos a feição do país. Foi a maior explosão da minha carreira. Nós entramos para o Livro dos Recordes como 'quarteto de maior longevidade na televisão'", afirma Aragão.
Quem vê Didi em cena não acredita que seu intérprete na vida real é tímido, doce e muito ligado à família. A mulher Lilian e a filha Livian sempre estão por perto. A filha, inclusive, já decidiu que quer ser atriz.
Mas Renato Aragão também é símbolo do 'Criança Esperança', um projeto da Rede Globo em parceria com a Unesco, que ajuda crianças e adolescentes em todo o Brasil. Quando fala do projeto, o homem dos sorrisos fica sério e diz que o caminho para o Brasil é a educação. "Se você começar hoje a educar as crianças, na frente isso vai refletir para todo mundo."
Aragão afirma ainda que seu maior sonho é que isso aconteça, ou seja, que todas as crianças tenham acesso à educação. "Se isso acontecer, sem demagogia, eu morreria feliz", afirma.
Segundo o presidente da escola, José Manoel Gaspar,  será a primeira vez que Renato Aragão desfilará por uma escola de samba de São Paulo e ele espera que isso dê sorte à escola que ganhou seu último título em 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário