segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Conheça o Regulamento do desfile

21/02/2011 10h01 - Atualizado em 21/02/2011 10h25



G1 comenta regulamento 





dos desfiles



Desfiles ocorrem nos dias 4, 5, 6 e 11 de março, no Anhembi.
Animação de componentes e letra na ponta da língua garantem pontos.


Do G1, em São Paulo
Para fazer bonito no Anhembi não basta surpreender o público com belas fantasias e carros alegóricos imponentes. É preciso disciplina. As 14 escolas de samba de São Paulo que desfilam pelo Grupo Especial nos dias 4 e 5 de março devem cumprir à risca o regulamento estabelecido por representantes das agremiações.
As regras abrangem desde o tempo mínimo e máximo dos desfiles, até os números de componentes indicados para as alas. E o descumprimento de cada determinação leva a escola a sofrer penalidades que fazem diferença na hora da apuração.
Não entrar na Avenida no horário, atrasar-se na concentração ou trocar de horário com outra escola, por exemplo, pode levar à desclassificação. Também não são permitidos os usos de fantasias, alegorias, adereços ou esculturas de outras escolas.
Nove torres ao longo do Anhembi abrigam os jurados que vão avaliar cada um dos quesitos: bateria; harmonia; evolução; samba-enredo; mestre-sala e porta-bandeira; comissão de frente; alegoria; enredo; e fantasia. Cada quesito será avaliado por cinco jurados e a menor e a maior notas recebidas pelas escolas em cada quesito serão descartadas.
“Cinco jurados vão avaliar cada quesito e como eles [os jurados] estão distribuídos em diferentes pontos da Avenida, podem, eventualmente, cometer enganos no julgamento. Por isso, acreditamos que, matematicamente, se a menor nota e a maior nota caírem, vai ficar mais justo para todo mundo”, afirma ao G1 Rogério Felix, membro da Comissão de Carnaval da Super Liga das Escolas de Samba de São Paulo.
Os jurados podem atribuir notas de 7 a 10 aos quesitos, com variações de 0,25. Somente a ausência total de componentes obrigatórios justifica a nota 0.
Confira algumas regras básicas do carnaval de SP
MínimoMáximo
Tempo de desfile55 min65 min
Componentes2.000---
Alegorias45
Comissão de frente (componentes)615
Baianas50---
Mestre-sala e porta-bandeira
(número de casais)
1---
Fonte: Regulamento do Carnaval 2011
As alas que não aparecem na tabela não têm mínimo ou máximo de componentes.
Nas extremidades da Avenida, cronometristas marcam os momentos exatos de início e término dos desfiles. Cada escola do Grupo Especial tem de 55 a 65 minutos para passar pelo Anhembi. O não cumprimento do tempo mínimo ou máximo do desfile leva à perda de um ponto na apuração, mais um ponto a cada minuto a menos ou a mais do que o que indica o regulamento. A pista para o desfile oficial tem 12 metros de largura por 530 metros de comprimento.
Também serão punidos com um ponto de desconto o não cumprimento do número mínimo e máximo de componentes nas alas; do número de alegorias; o uso de força animal para movimentar as alegorias; e qualquer alusão a clubes de futebol (letra ou melodia) nos sambas de exaltação, ainda na concentração.
O abre-alas deve ser, obrigatoriamente, o primeiro carro a entrar na pista, e precisa conter o nome da escola, símbolo ou até apelido da agremiação. Caso isso não seja cumprido, menos um ponto para a escola.
Perderá dois pontos a escola que não respeitar as sirenes de alerta para o início de seu desfile na concentração; que fizer qualquer tipo de merchandising; ou que usar símbolos de time de futebol, a não ser o que conste no pavilhão oficial da escola ou que faça parte de seu enredo.
Quando o público canta com a escola, todo o espetáculo é completo.
Já as maiores punições, com perda de cinco pontos, ocorrem se a escola se apresentar sem nenhum carro alegórico e nenhuma baiana.
“Quem vai assistir aos desfiles vai assistir a um espetáculo, então é importante o comprometimento de todos os integrantes da escola. Tem que estar vestindo a fantasia adequadamente, saber cantar, porque o desfile é a vibração, a troca de energia. Quando a escola canta, ela chama o público, e quando o público canta com a escola, todo o espetáculo é completo. O show do carnaval tem que começar na pista e terminar nas arquibancadas", afirma Felix.
Depois de enfrentar tantas regras, a escola que se consagrar campeã desfila novamente em 11 de março. Vale lembrar, no entanto, que o desfile das campeãs é submetido às mesmas regras.
Saiba o que é avaliado em cada um dos quesitos
Enredo
Enredo (Foto: Reprodução/TV Globo)

Nesse quesito, os jurados avaliam se o que a escola apresenta na Avenida coincide com o enredo descrito na documentação entregue antes do carnaval, com o enredo escolhido pela escola.
Samba-enredo
Samba-enredo (Foto: Reprodução/TV Globo)

Na Avenida, o jurado analisa a melodia e a letra do samba, se são inteligentes e criativas o suficiente para sustentar o enredo e a apresentação da escola.
Fantasia
Fantasia (Foto: Reprodução/TV Globo)

Os jurados avaliam se os componentes estão vestindo suas fantasias corretamente e se elas foram produzidas em harmonia com  o enredo, garantindo a beleza plástica do desfile.
Alegoria
Alegoria (Foto: Reprodução/TV Globo)

Elas têm a função de completar o enredo e destacar os itens mais importantes, nos carros alegóricos. Também é fundamental que os componentes sobre os carros estejam trajados adequadamente.
Bateria
Bateria (Foto: Reprodução/TV Globo)

A bateria é fundamental para a sustentação do desfile, e para que o canto da escola aconteça. Por isso é importante que a bateria flua na Avenida, com animação e dentro do compasso.
Mestre-sala e porta-bandeira
Mestre-sala e porta-bandeira (Foto: Reprodução/TV Globo)

O casal tem a função de carregar o pavilhão da escola, uma das missões mais importantes na Avenida. Por isso, toda a graça e beleza que o casal levar para o Anhembi vai demonstrar o amor da escola e levar a uma boa avaliação. O pavilhão deve ser mantido sempre visível.
Comissão de frente
Comissão de frente (Foto: Reprodução/TV Globo)

A comissão de frente abre o desfile e dá o grande charme do enredo ao apresentar a escola. O jurado avalia a criatividade da comissão, se ela de fato apresenta a escola e se evolui trocando energia com a arquibancada.
Evolução
Evolução (Foto: Reprodução/TV Globo)

Neste quesito os jurados avaliam se a escola se movimenta na Avenida com uniformidade, de acordo com o samba e com a coreografia da escola.
Harmonia
Harmonia (Foto: Reprodução/TV Globo)

Avalia se todos os componentes da escola cantaram e realizaram as coreografias ensaiadas com amor e com garra, com vontade de animar a arquibancada.
Fonte: Rogério Felix, membro da Comissão de Carnaval da Super Liga das Escolas de Samba de São Paulo

Um comentário:

  1. O Jurado de harmonia avalia se todos os componentes da escola cantaram e realizaram as coreografias ensaiadas com amor e com garra, com vontade de animar a arquibancada?

    Houve mudança no Clitério de julgamento,a definição do quesito Harmonia deixou de ser o perfeito entrosamento entre o canto,(canto dos desfilantes)e o ritmo (ritmo da bateria),de qual forma o jurado irá julgar?

    ResponderExcluir