quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Mudança na ordem de desfile das Campeãs

Alteração na ordem de entrada das agremiações que irão participar do Desfile das Campeãs, nesta sexta-feira, dia 19. Tradicionalmente a segunda colocada do Grupo de Acesso é quem abre os desfiles, mas neste ano, excepcionalmente a grade será alterada e a escola de samba Gaviões da  Fiel  fará a abertura. 


Desfile das Campeãs
Sexta-feira, dia 19
Sambódromo – Anhembi

22h – Gaviões da Fiel

23h – Unidos do Peruche

00h – Nenê de Vila Matilde – Campeã do Grupo de Acesso

01h – Mancha Verde

02h – Vai-Vai

03h – Mocidade Alegre – Vice-Campeã do Grupo Especial


04h – Rosas de Ouro – Campeã do Grupo Especial

Tempo de desfile: 50 minutos para as escolas que vieram do Grupo de Acesso e 60 minutos para as do Grupo Especial

2 comentários:

  1. como sera a divisao das arquibancadas para as torcidas? onde fica a mancha e onde fica a gavioes?

    ResponderExcluir
  2. Sou Corinthiano Roxo, sócio (familiar) do clube, quando vou a estádio fico no meio da Gaviões... E olha que acompanhei vários jogos por todo esse Brasil: Brasileirão Goiânia em 2005, Brasileiro Recife em 2008, etc. Mas no carnaval a coisa é bem diferente:

    Sou Sambista de verdade, minha Escola é Nenê na qual faço parte da comunidade e Harmonia de Apoio. Tenho muita simpatia também pela Peruche, Vai-Vai e Leandro. Porém quanto a Escola de Samba Gaviões não dá para vê-la como tal. Enquanto a Gaviões não perder o estigma de Torcida, não será bem vista.

    A Gaviões não é Escola de Samba, é torcida.

    No último campeonato vencido da Gaviões, resolvi ir a quadra para participar da festa. Cheguei por volta das 15:00 e saí de lá por volta das 19:00. Enquanto estive lá nada de samba, somente gritos de guerra de torcida, tipo: "Vamos matar a porcada...", "Timão, eô..." e "Aqui tem um bando de louco..."

    Isso pode ser muito legal e gostoso no estádio, mas não numa quadra de Samba, de uma Escola Campeã, que deveria tocar SAMBA!

    Esse é o problema, a Gaviões não se desvincula da Torcida.

    Isso, e comportamentos como o acontecido na apuração, é que cria a ano após ano uma aversão à Escola de Samba Gaviões. E obviamente reflete nos jurados que, mesmo sem assumir, pensam: "Xi... Lá vem aquele bando de loucos, briguentos, arrogantes, torcedores de futebol". Ou seja a Gaviões já entra na avenida com pelo menos 0,25 pontos a menos no quesito “Moralidade”.

    Como já disse, sou Sambista e Torcedor (duas coisas distintas). Já frequentei várias Escolas de São Paulo e do Rio. A quadra em que pior me sinto vontade, onde não tem samba, é a Gaviões.

    Sinceramente gosto mais de acompanhar os ensaios na Mancha Verde (cuja Escola é desvinculada da Torcida, com diretoria e comportamentos distintos), onde sou freqüentemente convidado a ir, mesmo com todos lá sabendo que sou Corinthiano - Isso é Samba, não Torcida Organizada.

    E aos fanáticos doentes desprovidos de neurônios funcionais que me criticarem com palavras extremamente rebuscadas de inspiração Camoniana com coisas do tipo "Que m... de Corinthiano é você...", Vai tomá no... seu f...", ou mesmo "Você deveria ser expulso do Parque S Jorge..." e até mesmo "Se te ver no estádio você tá morto seu f..."; aprendam a serem Sambistas, frenquente as quadras de outras escolas, veja o respeito, harmonia e irmandade em que serão recebidos nas quadras. Entendam (se conseguirem) que a disputa é somente durante os 65 minutos de avenida e que cada escola só perde para ela mesma!

    No Sambódromo, seja em São Paulo, Rio, ou até mesmo de Manaus, é comum ver todas as torcidas de escolas de Samba juntas, no mesmo espaço, entrando e saindo pelo mesmo portão e freqüentando o mesmo bar e banheiro – sem problemas.

    Dividir torcidas é algo inédito e inconcebível no mundo do Samba. O respeito prevalece.

    Logo a Dragões também estará aí, junto, e como será? Dividiremos o Sambódromo em 3?? E se a Torcida Jovem também subir? Dividiremos em 4??

    Daí teremos tropa de choque nos portões?? PM dando borrachada?? Medo e angustia para freqüentar o Sambódromo?? – Pronto lá se foi o ambiente gostoso que é o Carnaval.

    O que é preciso é os dirigentes dessas agremiações se conscientizarem, separar as coisas, orientar suas comunidades (se tiverem), promover a paz e o respeito, fomentar a co-existência num ambiente neutro que é o Samba. Visite outras quadras, pode ir com a camiseta da sua Escola sem problemas.

    Samba sim! Torcida Organizada, não!!

    ResponderExcluir