terça-feira, 8 de março de 2011

Matéria G1 destaca apuração


07/03/2011 19h12 - Atualizado em 07/03/2011 19h21

Comissão de frente será primeiro critério de desempate em SP

Apuração das notas das escolas de samba de SP acontece na terça (8).
Unidos do Peruche, primeira a desfilar, será penalizada em cinco pontos.

Roberta SteganhaDo G1 SP
Escolas de samba decidem critérios de desempate, ordem de notas e punições nesta segunda-feira (7) (Foto: Roberta Steganha/ G1)Escolas decidem critérios de desempate, ordem de
notas e punições nesta segunda-feira (7)
(Foto: Roberta Steganha/G1)
Os representantes das escolas de samba do Grupo Especial e também do Grupo de Acesso de São Paulo se reuniram nesta segunda-feira (7), em um hotel da Zona Oeste da cidade, para decidir os critérios de desempate, a ordem das notas e também as punições para as escolas que não cumpriram o regulamento estabelecido por representantes das agremiações.
O quesito comissão de frente será o primeiro critério de desempate utilizado na apuração do carnaval de São Paulo em 2011, caso seja necessário. Depois, os critérios serão, na ordem, harmonia, mestre-sala e porta-bandeira, samba-enredo, bateria, fantasia, alegoria, evolução e enredo.
Em sorteio realizado nesta segunda também ficou decidida a ordem da leitura das notas das escolas: enredo, evolução, alegoria, fantasia, bateria, samba-enredo, mestre-sala e porta-bandeira, harmonia e comissão de frente.
Cada quesito foi avaliado por cinco jurados e a menor e a maior notas recebidas pelas escolas em cada item serão descartadas. Os jurados puderam atribuir notas de 7 a 10 aos quesitos, com variações de 0,25. Somente a ausência total de componentes obrigatórios justifica a nota 0.
A apuração que definirá as campeãs de São Paulo acontece nesta terça-feira (8), a partir das 16h, no Anhembi. Duas escolas do Grupo Especial serão rebaixadas ao Grupo de Acesso e duas escolas que desfilaram no Acesso sobem para o Grupo Especial em 2012.
Punições
A escola de samba Unidos do Peruche, primeira a desfilar pelo Grupo Especial, já vai para a apuração com cinco pontos a menos. A escola foi penalizada por estourar em 3 minutos o tempo máximo previsto para o desfile e também por entrar com apenas três carros na Avenida, quando o mínimo seriam quatro.
Segundo o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, Paulo Sérgio Ferreira, é difícil para qualquer escola já ir para a apuração com pontos a menos. “Essa penalidade deixa a Peruche numa situação delicada. Quando você é penalizado, você está correndo o risco de ficar fora da disputa”, explica.
O presidente da Unidos do Peruche foi o único a não comparecer à reunião. “É difícil. Cinco pontos é um número muito alto”, diz Ferreira. Ainda segundo o presidente, a reunião desta segunda-feira foi tensa. “Está todo mundo querendo ganhar o carnaval e não ser rebaixado”, explica.
Além da Peruche, duas escolas do Grupo de Acesso também foram penalizadas. A Unidos do Uirapuru e a Leandro de Itaquera perderam dois pontos cada por propaganda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário