terça-feira, 1 de março de 2011

Grupo de Acesso é Especial!


23/02/2011 07h19 - Atualizado em 25/02/2011 19h09

Confira o que o Grupo de Acesso de SP vai levar para a avenida

Regulamento prevê que duas escolas subam para o Grupo Especial. 
Ingressos para os desfiles do dia 6 ainda estão disponíveis.

Rafael ItalianiDo G1, em São Paulo
Quando as escolas da elite do carnaval de São Paulo encerram seus desfiles e começam a pensar no carnaval do próximo ano, começa no Anhembi a batalha das agremiações do Grupo de Acesso em busca de uma posição no Grupo Especial. De acordo com o regulamento, duas escolas devem subir, enquanto outras duas do Grupo Especial descem para o Acesso. Os desfiles começam no domingo (6) e ainda há ingressos disponíveis para a maioria dos setores.
Musa da bateria da Imperador do Ipiranga em ensaio técnico da escola, no último sábado, no Anhembi. Escola quer voltar ao Grupo Especial após ser rebaixada em 2010 (Foto: Rafael Italiani/G1)Adriana Ferrari, musa da bateria da Imperador do Ipiranga, em ensaio técnico da escola, no último sábado, no Anhembi. Escola quer voltar ao Grupo Especial após ser rebaixada em 2010 (Foto: Rafael Italiani/G1)
De acordo com Paulo Serdan, presidente da Super Liga das Escolas de Samba, saber administrar as finanças da quadra é um dos fatores mais importantes para essas agremiações que pretendem subir. “O grande desafio é a escola subir sem ficar endividada”, afirma Serdan. Algumas escolas vivem na gangorra dos dois grupos. A Imperador do Ipiranga, por exemplo, oscila desde 2001. A escola desfilou na elite do carnaval no ano passado, mas voltou para o Grupo de Acesso. Segundo um levantamento feito pela São Paulo Turismo (SPTuris) cada escola do Grupo Especial gasta em média R$ 2 milhões no carnaval. No Grupo de Acesso, o investimento é de R$ 700 mil.
Enquanto o regulamento do Grupo Especial prevê cinco carros, no Grupo de Acesso são permitidos apenas quatro. Quando uma escola sai da elite, a diretoria já sabe que deve enfrentar dificuldades. O rapper Rapin Hood, vice-presidente da Imperador do Ipiranga e que frequenta a quadra desde o 3 anos, diz que a escola vai fazer de tudo para subir neste ano. "Ainda não dá para afirmar nada, mas a comunidade está muito bem preparada e sabe a responsabilidade que é entrar na avenida por essa escola", afirma o músico.
Conheça as escolas do Grupo de Acesso
Torcida Jovem Santista
A escola de samba que surgiu de um grupo de torcedores que acompanham os jogos do Santos vem com o enredo “Quem foi rei nunca perde a majestade”. A Jovem pretende mostrar a vida e os feitos de Pelé, eterno camisa 10 do clube e da Seleção Brasileira. A escola da Zona Leste abre os desfiles no Grupo de Acesso, a partir das 21h.
Acadêmicos do Tatuapé
Fundada em 1952 e com o enredo “O domingo é especial”, a escola da Zona Leste é a segunda a desfilar no dia 6 e deve entrar no Anhembi a partir das 22h. A Acadêmicos do Tatuapé volta ao Grupo Acesso após cair para o Grupo 1 do carnaval de São Paulo. Agora, a escola tenta subir para o Grupo Espécial. No ano de 2003, a Acadêmicos do Tatuapé conseguiu chegar à elite das escolas de samba paulistanas, mas caiu em 2006.
Imperador do Ipiranga
No sobe e desce entre os grupos de Acesso e Especial, a escola entra a partir das 23h no Anhembi com o enredo “Na arte e na fantasia, no esplendor de um ‘Ball Masquê’, só quem é arlequim, pierrô e colombina saberá entender”. No ano passado, a Imperador do Ipiranga foi rebaixada.
O músico Rappin Hood, vice-presidente da escola, e a atriz e apresentadora Adriana Lessa, madrinha de bateria da escola da Zona Sul (Foto: Rafael Italiani/G1)O músico Rappin Hood, vice-presidente da escola, e a atriz e apresentadora Adriana Lessa, madrinha de bateria da escola da Zona Sul (Foto: Rafael Italiani/G1)
Morro da Casa Verde
Com o enredo “Sorria, você está na Bahia! A festa vai começar, os tambores anunciam”, a escola da Zona Norte, fundada em 1962 pretende voltar ao Grupo de Especial, que não frequenta desde 2002 quando foi rebaixada. Nos últimos anos a escola também esteve por duas vezes no Grupo 1 do carnaval paulistano. O desfile começa a partir da 0h.
Camisa Verde e Branco
A escola da Barra Funda é uma das mais tradicionais do carnaval de São Paulo e está no Grupo de Acesso desde 2007. A Camisa Verde e Branco vai para o Anhembi com um enredo que fala sobre um dos principais cartões postais da cidade: “Paulista viva, vista a  camisa. A mais paulista das avenidas.” A escola coleciona nove títulos no Grupo Especial e o desfile está programado para começar a partir da 1h
Uirapuru da Mooca
Fundada em 1976, a escola da Zona Leste vai entrar no Anhembi por volta das 2h para falar sobre a boemia com o enredo “Botequim da alegria, o Uirapuru te convida a brindar! Bar da ilusão, o doce gosto da vida”. A escola também vai mostrar o bar como um ponto de encontro e democrático, já que, segundo a justificativa do enredo, divide pessoas de diversas raças e níveis sociais.
Componente da Lenadro de Itaquera em ensaio técnico no Anhembi. A escola da Zona Leste foi rebaixada em 2010 (Foto: Rafael Italiani/G1)Componente da Leandro de Itaquera em ensaio
técnico no Anhembi. A escola da Zona Leste foi
rebaixada em 2010 (Foto: Rafael Italiani/G1)
Leandro de Itaquera
Após ser rebaixada no ano passado, a escola da Zona Leste vai tentar voltar ao Grupo Especial com o enredo “Da fonte essencial da vida ao testamento líquido da ilusão, um brinde ao meu samba. E beba com moderação”. No carnaval deste ano a Leandro de Itaquera vai falar como a água é a fonte essencial de todas as bebidas apreciadas pela humanidade. O desfile começa a partir das 3h.
Dragões da Real
A escola de samba surgiu da iniciativa de torcedores do São Paulo Futebol Clube que frequentavam a arquibancada azul do Morumbi. No carnaval do ano passado, a Dragões da Real ficou empatada em segundo lugar com a Unidos do Peruche e não foi para o Grupo Especial por 0,25 ponto. O critério de desempate usado no ano passado foi a comissão de frente. A escola da Zona Oeste vai tentar ser campeã com o enredo “A Felicidade se Conta em Contos”. Este ano, a Dragões da Real fecha o carnaval de São Paulo. O desfile está programado para começar às 4h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário