sábado, 5 de março de 2011

Acadêmicos do Tucuruvi


05/03/2011 03h29 - Atualizado em 05/03/2011 07h09

Acadêmicos do Tucuruvi leva ritmos nordestinos ao Anhembi

Terceira a desfilar, escola homenageou nordestinos que vivem em SP.
Mestre de bateria discursou contra preconceito, após e-mails ofensivos.

Do G1, em São Paulo
Escola da Zona Norte levou cores do Nordeste para o Anhembi (Foto: Raul Zito / G1)Escola da Zona Norte levou cores do Nordeste para o Anhembi (Foto: Raul Zito / G1)
Com o enredo "Oxente, o que seria da gente sem essa gente? São Paulo – capital do Nordeste”, a Acadêmicos do Tucuruvi, terceira escola a desfilar na madrugada deste sábado (5), prestou homenagem aos milhares de nordestinos que vivem em São Paulo. O desfile começou às 2h26 e encerrou às 3h29, dentro do horário regulamentar. Antes, passaram pela Avenida as escolas Tom Maior e Unidos do Peruche.
No início do desfile, o diretor de bateria da escola, Mestre Adamastor, fez um discurso contra o preconceito. A escola chegou a receber e-mails discriminatórios por causa de seu enredo no fim de 2010.
Aspectos da cultura nordestina, como o artesanato, as danças típicas, as festas populares e a culinária foram retratados no enredo do carnavalesco Wagner dos Santos, que levou 23 alas, cinco carros alegóricos e cerca de 3 mil componentes ao sambródomo.
Bonecos de barro
Com os componentes caracterizados como bonecos de barro,  a comissão de frente daAcadêmicos do Tucuruvi prestou homenagem à arte do Mestre Vitalino.
O carro batizado como “Danado de Bom” levou à Avenida um Luiz Gonzaga com cerca de 7 metros de altura.
Outra alegoria mostrou a capital paulista como uma colcha de retalhos. Prédios famosos da cidade como o Copan, o Banespa e o Museu de Arte Moderna de São Paulo (Masp), receberam cores e estilos da cultura do Nordeste.
À frente da bateria da escola da Zona Norte da capital paulista, a dançarina Sheila Mello, madrinha pela terceira vez consecutiva, chamou a atenção durante o desfile. Neta de nordestinos, ela dedicou o desfile aos avós.
O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Robinson Silva e Thaís Paraguassú, representaram a diversidade do Nordeste com fantasias confeccionadas com palha, corda e outros materiais alternativos. Já a ala das baianas homenageou o camdoblé.
O samba-enredo da Acadêmicos, cantado pelo intérprete Fredy Viana, começa com “sou cabra da peste, vim lá do nordeste”. Na bateria, o mestre Adamastor e seus 280 ritmistas deram um tom nordestino ao ritmo do samba.
A Tucuruvi subiu para o Grupo Especial do carnaval de São Paulo pela primeira vez em 1987. Após quedas e ascensões, voltou à elite do samba paulistano em 1998. Sem nenhum título ainda, a escola alçandou a oitava colocação no ano passado.
Sheila Mello é destaque da Acadêmicos do Tucuruvi (Foto: Raul Zito/G1)Sheila Mello é destaque da Acadêmicos do Tucuruvi (Foto: Raul Zito/G1)
'Polêmica acabou'
Após um desfile que correu bem, sem grandes problemas, o presidente da Acadêmicos do Tucuruvi, Hussein Abdo El Selam, conhecido como Jamil, disse que a polêmica sobre o tema do enredo da escola acabou.
“A polêmica acabou, não pode haver preconceito no Brasil, somos todos brasileiros, nordestinos e paulistas”, disse Jamil. O presidente também se mostrou satisfeito com o desfile da Tucuruvi, após ter perdido pontos em evolução no ano passado. “A escola veio sem erros, sem correria.”
Veja vídeos do desfile da Acadêmicos do Tucuruvi 
Carro Abre-alas                                   

Comissão de Frente

Mestre-Sala e Porta-Bandeira

Bateria

Intérprete

Baianas

Rainha da Bateria

Musas

05/03/2011 02h28 - Atualizado em 05/03/2011 03h14

Acadêmicos do Tucuruvi homenageia nordestinos em SP

Escola presta homenagem aos nordestinos que vivem em São Paulo.
Terceira a desfilar, escola leva cerca de 3 mil componentes ao Anhembi.

Do G1, em São Paulo
Sheila Mello é destaque da Acadêmicos do Tucuruvi (Foto: Raul Zito/G1)Sheila Mello é destaque da Acadêmicos do Tucuruvi (Foto: Raul Zito/G1)
Com o enredo "Oxente, o que seria da gente sem essa gente? São Paulo – capital do Nordeste”, a Acadêmicos do Tucuruvi presta homenagem aos milhares de nordestinos que vivem em São Paulo. O desfile começou às 2h26.
 Sob a coordenação do carnavalesco Wagner dos Santos, cinco carros alegóricos, 23 alas e cerca de 3.000 componentes desfilam as cores da escola no Anhembi.
Um dos carros da terceira escola a passar pela Avenida mostra a capital paulista como uma colcha de retalhos. Prédios famosos da cidade como o Copan, o Banespa e o Museu de Arte Moderna deSão Paulo (Masp), receberam cores e estilos da cultura do Nordeste.
O carro batizado como “Danado de Bom” traz um Luiz Gonzaga com cerca de 7 metros de altura. Maior do que ele apenas a escultura de Padre Cícero, com mais de 8 metros, presente no carro que retrata a fé e a esperança.
O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Robinson Silva e Thaís Paraguassú, represeta a diversidade do Nordeste com fantasias que usam palha, corda e outros materiais alternativos.
O samba-enredo da Acadêmicos, cantado pelo intérprete Fredy Viana, começa com “sou cabra da peste, vim lá do nordeste”. Na bateria, o mestre Adamastor e seus 280 ritmistas dão um tom nordestino ao ritmo do samba. A bateria da escola da Zona Norte da capital paulista tem como madrinha a dançarina Sheilla Mello.
No fim de 2010, a Acadêmicos do Tucuruvi chegou a receber ameaças e ofensas por conta do enredo.
Valéria de Paula, rainha de bateria da Acadêmicos do Tucuruvi (Foto: Raul Zito/G1)Valéria de Paula, rainha de bateria da Acadêmicos do Tucuruvi (Foto: Raul Zito/G1)
tópicos:
Madrinha da Bateria

Nenhum comentário:

Postar um comentário