quarta-feira, 9 de março de 2011

JN destaca vitória apertada no Carnaval de SP


Edição do dia 08/03/2011
08/03/2011 21h52 - Atualizado em 08/03/2011 22h07

Campeã do Carnaval de São Paulo é definida no último quesito

Depois das notas de cinco quesitos, três escolas se revezaram na frente e a diferença entre elas era de menos de um ponto. No final, o título ficou com a Vai-Vai.

No bairro do Bixiga, em São Paulo, a festa na quadra da Vai-Vai, campeã do Carnaval, tomou toda a rua da quadra da escola. Segundo a organização da escola, mais de oito mil pessoas comemoram o título da escola. A escola já homenageou todo o Brasil, tocando vários ritmos na festa da vitória.
A apuração do Carnaval em São Paulo começou às 16h com muita expectativa. Chuva fina, 22 graus de temperatura e clima quente no Sambódromo. Na arquibancada, todo mundo acreditava na vitória.
A apuração do Carnaval de São Paulo começou sem favoritos. Os diretores rezavam para o trabalho do ano inteiro valer o título.
A diretora da Tom Maior, Luciana Silva, largou o terço, preferiu a calculadora: “É, para somar mais rápido”, diz.
A Gaviões da Fiel começou na frente, no primeiro quesito, enredo. Mais três quesitos e a bateria da Vai-Vai fez a escola assumir a ponta. Vila Maria e Tucuruvi continuavam no páreo.
Depois das notas de cinco quesitos e da metade da apuração, três escolas já se revezaram na frente e a diferença entre as que estavam na liderança era de menos de um ponto. Tudo podia acontecer.
A chuva piorou, a temperatura caiu, mas o clima de disputa não esfriou. Só na leitura do último quesito, comissão de frente, ficou definida a campeã: Vai-Vai. Apenas 25 centésimos a separaram da vice, a Tucuruvi.
“Essa é para você, maestro. A música venceu”, disse o presidente da escola.
A Vai-Vai contou a história de superação do pianista e maestro João Carlos Martins. Aos 20 anos, já era famoso no mundo inteiro como um dos principais intérpretes do compositor alemão Johan Sebastian Bach.
Aos 26 anos começaram os problemas: em um jogo de futebol, perdeu os movimentos de uma das mãos. Depois vieram doenças, cirurgias. Em 2003, teve que encerrar a carreira de pianista, virou maestro e hoje revela jovens artistas.
Foi um João Carlos emocionado que regeu a bateria da Vai-Vai já na madrugada de sábado. Do alto de uma alegoria, também comandou uma orquestra.
O maestro acompanhou a apuração dos Estados Unidos. Por telefone já prometeu que vai voltar para os desfiles das campeãs na sexta-feira: "Acha que eu vou essa oportunidade? Meu Deus do céu, eu nem acredito. Ainda não caiu a ficha para mim", brinca.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário