quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

IG: Liga ainda estuda mudanças no regulamento dos desfiles

Número de jurados por quesito deve cair de cinco para três e apenas a nota mais baixa deve ser descartada


Fonte: iG Carnaval | 18/01/2012 11:47


Foto: Carol Soares

Diretoria da Liga das Escolas de Saba reuniu a imprensa no Mercadão para falar sobre as mudanças


As regras para os desfiles das escolas de samba de São Paulo serão mudadas para o carnaval de 2012. Mas, apesar de faltar um mês para a folia, as alterações no regulamento ainda estão sendo discutidas. A principal questão é a redução do número de jurados em cada quesito de cinco para três.


Veja também
Arnaldo Saccomani: “Samba-enredo anda um saco ultimamente”
SBT amplia cobertura do carnaval e chega a Rio e São Paulo
Confira os ensaios das musas do carnaval



Além disso, também deve ser descartada apenas a nota mais baixa em cada quesito. Apesar das mudanças estarem praticamente certas, elas ainda serão acertadas em reunião dos presidentes das escolas de samba. Os desfiles permanecem, porém, sendo avaliados em nove quesitos: evolução, mestre-sala e porta-bandeira, harmonia, bateria, samba-enredo, enredo, fantasia e alegoria.

De certo mesmo, por enquanto, é a mudança nas notas. A mínima passa a ser 8,0 e a pontuação será fracionada em 0,1 – a exemplo do que já acontece no Rio de Janeiro. “Há um estudo de dois a três anos em que a penalidade foi mínima, mas a escola perde 0,25 pontos. Com as notas decimais, não tem mais isso. O julgamento tem mais senso. O erro pode ser mínimo, mas aconteceu”, explica o presidente da Liga das Escolas de Samba, Paulo Sérgio Ferreira.



Foto: Carol Soares/IG

Encontro reuniu diversas musas das escolas de samba dos grupos Especial e de Acesso

Com as notas decimais, espera-se diferenciar mais as avaliações das agremiações. “Os jurados terão mais opção de nota, sem prejudicar tanto a escola”, argumenta o vice-presidente da Liga, Edílson Casal. No Grupo de Acesso, apenas uma escola será rebaixada e apenas a campeã da Grupo 1 da Uesp vai ascender de divisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário