domingo, 15 de janeiro de 2012

Gaviões da Fiel aposta no carisma de Lula para voltar a empolgar torcedor

Enredo conta a saga do homem que saiu do sertão e chegou ao Planalto. Para carnavalesco, preocupação é manter vínculos com os corintianos.

Do G1 SP
Desfile da escola Gaviões da Fiel em 2011 na passarela do Anhembi (Foto: Daigo Oliva/G1)

A saga do ex-presidente Luiz Inácio da Silva – que saiu do sertão pernambucano para ocupar o Palácio do Planalto por dois mandatos – será a aposta da Gaviões da Fiel, escola de samba formada a partir da maior torcida organizada corintiana, para empolgar público e jurados presentes ao Anhembi. Ao longo do mês de janeiro, o G1 publica uma série de reportagens sobre o enredo de todas as escolas de samba do grupo especial do carnaval de São Paulo.

Com o título “Verás que o filho fiel não foge à luta - Lula, o retrato de uma nação”, a proposta da agremiação é retratar biograficamente a trajetória de Lula, com destaque para a paixão assumida do político pela equipe de futebol mais popular de São Paulo. Segundo o carnavalesco Igor Carneiro, trata-se de um esforço escancarado para atrair a atenção do torcedor da equipe alvinegra.

“A nossa preocupação hoje é mostrar para o público que somos uma escola de samba que sabe desfilar, tecnicamente falando, mas que sempre buscará um enredo que, de alguma forma, tenha vínculos com a torcida do Corinthians”, afirma Carneiro.

Do primeiro ao último dos cinco setores, a Gaviões da Fiel passará pela infância pobre de Lula em Guaranhuns, interior do estado de Pernambuco, o passado de migrante em São Paulo, o engajamento sindical e a campanha vitoriosa para a Presidência da República em 2002. No final, a escola explora a vertente corintiana do político.

Veja abaixo a letra do samba-enredo dos Gaviões da Fiel para 2012, composta por Grandão, Batata, Netinho, Max, Magrão, Luciano, Mariano Araújo e Dentinho:

Vai meu gavião…
Cantando a saga do menino sonhador
Um filho do sertão, cabra da peste… Irmão
Que deus pai iluminou!
Trouxe no sangue a coragem, a fé
O poder regendo seu destino!
Na cidade grande a esperança… O futuro promissor!
Traçou seu o caminho
Cresceu foi à luta… Pra vencer
E o sonho se torna real
Luiz Inácio o operário nacional!

Companheiro fiel… Por liberdade
Na corrente do bem… Contra a maldade!
Elo forte da democracia
A luz da nossa estrela guia!

Viu… No coração do Brasil
Tanta desigualdade
O retrato da realidade
A utopia buscando a dignidade!
Solta o grito da garganta e vem comemorar
A soberania popular
Felicidade…
O povo unido venceu
A cidadania resplandeceu
Uma nova era aconteceu!

Sou da nação, sou valente e festeiro
Corinthiano loucamente apaixonado!
Em oração a São Jorge guerreiro
Peço que o brasileiro seja sempre abençoado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário