quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Todas as novidades do Carnaval 2010, ou as que podemos revelar

Carnaval 2010 cheio de novidades

Obras no Sambódromo e Festa das Campeãs são algumas das inovações que vão deixar a folia paulistana ainda melhor e mais bonita. Escolas de Samba e SPTuris acertaram muitos detalhes para a festa.

O Carnaval de São Paulo, que ano a ano vem crescendo em importância e atração de turistas, terá boas novidades em 2010. As benfeitorias incluem uma série de intervenções no Pólo Cultural  Esportivo Grande Otelo, conhecido como Sambódromo do Anhembi, que vão melhorar ainda mais os desfiles para escolas e foliões e deixar a festa mais bonita e divertida.

E as obras estão a todo =apor. Serviços de jardinagem, carpintaria, serralheria, pintura e outras implementações, como estruturas tubulares (como do pórtico de entrada), caixas de som, camarotes especiais provisórios, área de imprensa e outros já acontecem por todo o sambódromo, que promete ficar ainda melhor esse ano, reflexo também a importância que o Carnaval de São Paulo tem para a metrópole e para o país.

“O Carnaval é um evento popular de grande relevância para a cidade, já que exalta e dissemina a cultura, gera aproximadamente 25 mil postos de trabalho e vem crescendo como atrativo turístico: hoje os desfiles no Sambódromo já atraem cerca de 30 mil turistas”, lembrou Caio Luiz de Carvalho, presidente da São Paulo Turismo - SPTuris) – empresa municipal de promoção turística e eventos como o Carnaval Paulistano.

Para ele, o Carnaval e a stividade que as escolas de samba desenvolvem em suas comunidades devem ser ressaltados. “A Prefeitura de São Paulo tem confirmado seu compromisso de investir =essa admirável festa, que leva a imagem da cidade para diversos países, além de gerar empregos e incentivar várias atividades sociais das escolas nos mais diversos bairros, muitos na periferia”, declarou Carvalho.

Confira os detalhes de algumas das novidades para 2010:

Novidades no Sambódromo

- Preenchimento dos fossos laterais à pista, o que dará melhor visibilidade para os espectadores dos setores de cadeira e mesa de pista e para a imprensa;
- Abertura dos camarotes, proporcionando mais espaço para os foliões desses setores;
- Nova pavimentação na concentração, para melhor locomoção dos carros alegóricos;
- Nova pintura da pista, que ficou um tom mais escura e, assim, provocará menos reflexo;
- Corredor de serviço totalmente pavimentado;
- Instalação de painéis de LED em todos os setores. Serão nove telões especiais com imagens de alta definição que fornecem uma ampla visão da festa e do que acontece simultaneamente em outros setores a que os espectadores não têm acesso;
- Acessibilidade: a partir de agora, todos os setores (antes eram apenas três) contam com locais destinados  pessoas com deficiência, o que também aumentou o espaço destinado a esse público.

Obras em andamento
- Recapeamento da concentração;
- Jardinagem, carpintaria, serralheria e pintura nas arquibancadas e outras áreas;
- Recuo da bateria com nova inclinação;
- Outras implementações, como caixas de som, estruturas tubulares (como do pórtico de entrada), camarotes especiais provisórios, área de imprensa e outros.

Festa das Campeãs

As escolas de samba agora terão um lugar oficial para comemorar juntas o sucesso do Carnaval. Será a Festa das campeãs, realizada logo após a apuração das escolas dos grupos Especial e Acesso, no próprio Sambódromo. “Mais que a comemoração de uma escola, será a confraternização de todas as que fizeram um bom trabalho. É uma forma mais democrática de celebrar”, acredita Caio Carvalho. Ao final da apuração, as escolas e suas comunidades utilizarão a estrutura já montada da passarela do samba de São Paulo para a festa, já que nem sempre as quadras comportam, em razão do grande número de componentes.

Carnaval de 5 a 19 de Fevereiro

Esse ano, pela primeira vez, São Paulo terá folia todos os dias, a partir do dia 5. Ou seja, o Pré-Carnaval, blocos e bandas, nos bairros, e o Pholia) vai emendar com o Carnaval e haverá desfiles por toda a cidade nos dias 5, 6, 7, 8, 9, 10 e 11 e, já no dia 12, começam os desfiles do Grupo Especial no Sambódromo. A festa só será interrompida no dia 18 de fevereiro (quinta-feira), após a apuração que acontece na terça, dia 16 de fevereiro (grupos Especial e Acesso) e na quarta, dia 17 (demais grupos da Uesp). Na sexta, dia 19, porém, a folia continua com o Desfile das Campeãs. O calendário será divulgado em breve.

Venda de ingressos pela Internet

A venda de ingressos para =s Desfiles das Escolas de Samba do Carnaval 2010 de São Paulo já começou. E, pela primeira vez na história da folia paulistana, os ingressos podem ser adquiridos diretamente pela internet, por meio do site www.ingressofacil.com.br. Mas os foliões também podem comprar nos oito pontos de venda credenciados na capital paulista e Grande São Paulo. A venda online foi adotada para facilitar a compra e intimidar a ação de cambistas e falsificadores.

Ensaios no Sambódromo

Os Ensaios Técnicos no Sambódromo e, esse ano, a inovação ficou por conta do maior investimento em segurança. Muita gente não sabe, mas para que tudo funcione na passarela do samba, além das coreografias exaustivamente ensaiadas nas quadras, as escolas ensaiam pelo menos três vezes cada uma no próprio Sambódromo. Estes eventos – uma simulação do desfile – chegam a receber mais de 15 mil pessoas nas arquibancadas. “É praticamente um desfile de Carnaval, faltando apenas os carros alegóricos”, exemplifica o presidente da SPTuris. Realizados até a véspera do Carnaval, estes ensaios, abertos ao público e gratuitos, são uma oportunidade de lazer e diversão para as pessoas que nem sempre têm condições de comprar os ingressos para os desfiles principais. “Daí a nossa preocupação em investir mais em segurança e conforto para este público”, justifica Caio Carvalho - Divulgação SPTuris

Nenhum comentário:

Postar um comentário