sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Barroca comemora 35 anos


BARROCA ZONA SUL COMEMORA 35 ANOS

A Barroca Zona Sul (Grêmio Recreativo Cultural Esportivo Beneficente Escola Faculdade do Samba Barroca Zona Sul) , fundada no dia 7 de agosto, comemora seus 35 anos neste sábado, junto com a Festa de Aniversário, a agremiação realiza o lançamento do seu Enredo para o Carnaval 2010, a Inauguração da “Galeria dos Baluartes” e, também, um show com o Naninha, do Bar Brahma, a partir das 22h. A festa tem entrada franca, o estacionamento custa R$ 5.

A escola fica na avenida Prof. Abraão de Moraes, 1.800 – Água Funda. Site www.barrocazonasul.com.br

História


As cores da escola: verde e rosa são uma homenagem à Mangueira, fundada por Sebastião Eduardo do Amaral "Pé Rachado", um mineiro, que veio pra São Paulo com apenas 18 anos, em busca de trabalho nas grandes construtoras. Nascido em Varginha, aos 14 anos, onde organizava um bloco chamado "Voz do Morro", em São Paulo se deparou no bairro da Bela Vista, ou ‘Bixiga’, com um grande reduto de negros que acabara de fundar o Cordão Vai-Vai, com alguns poucos instrumentos na bateria. Pé Rachado ingressou no cordão um ano depois, em 1931, onde iniciou tocando contra surdo e posteriormente tornou-se apitador da bateria. Com seu jeito organizador, se tornou o primeiro presidente da alvinegra da Bela Vista e botou ordem na casa.
Pé Rachado se tornou uma das principais personalidades da história da alvinegra do Bixiga, e foi ele quem deu oito campeonatos ao Vai-Vai de 60 a 67, um marco histórico no carnaval de São Paulo. Ajudou a fundar a Confederação das Escolas de Samba e cordões e, posteriormente, a Federação que mais tarde se tornaria UESP.

Pé Rachado tinha paixão pela Mangueira do Rio, no inicio dos anos 70, se afastou definitivamente da já Escola de Samba Vai-Vai. No carnaval de 1974 coordenou a harmonia da Camisa Verde e Branco, escola que se sagrou campeã. Morador do bairro de Vila Mariana, da rua Padre Machado onde existiam muitos sambistas que se dividiam: na parte de cima do morro, eram Vai-Vai (abrigava a Ala Cuíca de Ouro, a principal na época) e na baixada, na região da rua Santo Irineu, era o reduto do Camisa Verde e Branco e Acadêmicos do Ipiranga.

Na noite do dia 7 de agosto, em uma quinta-feira, de 1974, na Rua Padre Machado 442, casa 2 – fundos, na famosa "vilona", onde residem até hoje muitas famílias, nasceu o Grêmio Recreativo Cultural Esportivo Beneficente Escola Faculdade do Samba Barroca Zona Sul, quando Pé Rachado, aos 56 anos, reuniu em sua casa: amigos, familiares e moradores do bairro que integravam as três escolas. O primeiro ensaio aconteceu no campo de futebol.

O nome Barroca foi sugestão do saudoso Valter Japão, inspirado no campo de terra que os integrantes da nova escola costumavam frequentar.

Fonte Site do Grêmio Recreativo Cultural Esportivo Beneficente Escola Faculdade do Samba Barroca Zona Sul (www.barrocazonasul.com.br)

Assessoria de Imprensa da LIGA INDEPENDENTE DAS ESCOLAS DE SAMBA DE SÃO PAULO

Nenhum comentário:

Postar um comentário