segunda-feira, 31 de agosto de 2009
Quem é o ‘seu’ Alberto Alves da Silva?
Alberto Alves da Silva, ou simplesmente o ‘seu Nenê’, é uma das lendas vivas do samba paulistano. Completou 87 carnavais e ainda vai à avenida. Há exatos 60 anos ajudou a fundar a Nenê de Vila Matilde. Ainda hoje é uma das figuras mais tradicionais do carnaval paulistano, um sambista de raiz, com sua marca indefectível: o característico chapéu.
Sua história de vida se confunde com a da escola que leva o seu nome, pois em 1949, quando ele e os demais fundadores resolveram oficializar a agremiação, se deram conta de que ainda não haviam escolhido um nome. Foi então que um dos funcionários do cartório sugeriu que dessem o nome de um dos integrantes, que parecia o mais animado entre eles, à escola. Assim nascia a Nenê da Vila Matilde, que o ‘seu Nenê’ presidiu de 1949 a 1996, quando passou a presidência da escola a seu filho, devido a problemas de saúde, mas sempre está na avenida.
Seu Nenê tem um orgulho imenso da sua escola azul e branco, a segunda mais antiga da cidade com seis títulos conquistados. Além disso foi a primeira campeã, conquistando o campeonato do Carnaval Paulistano de 1965. Se perguntarem para ele os melhores momentos, além dos títulos, foi ter desfilado no Sambódromo Carioca, em 1985, quando embarcou sua escola em ônibus e rumou para o Rio de Janeiro, além disso, o seu Nenê também exportou sua escola de samba para Portugal. Nenê ainda tem orgulho de ser afilhada da Portela, escola do Rio de Janeiro, e ter protagonizado junto com a sua madinhar a primeira roda de samba televisada em 1970.
No Carnaval 2010, lá estará o Seu Nenê completando o 61º desfile da sua escola, apenas em 2008 não foi para avenida por recomendação médica. Salve ‘seu Nenê’, os sambistas de todos os tempos reverenciam o seu trabalho!
quinta-feira, 27 de agosto de 2009
Programa No Mundo do Samba da JUSTTV
Domingo: Ação Social da X-9
sexta-feira, 21 de agosto de 2009
JP entrevista presidentes de escolas
quinta-feira, 20 de agosto de 2009
Se LIGA, estamos no Twitter!!
>
>
>
http://twitter.com/carnaval_sp
Juarez da Cruz: O Adeus ao Grande Cardeal do Samba
Há 78 anos nascia, em Campos de Goytacazes (norte do estado do Rio de Janeiro), nosso Fundador e Baluarte-Mor Juarez da Cruz.
Juarez desembarcou em São Paulo em 1948, trazendo lembranças do Carnaval de sua terra natal: o Boi Pintadinho, a escola de samba Mocidade Louca, o jongo, o maculelê... E logo passou a participar, com os irmãos e amigos, do nosso Carnaval de rua. Uma brincadeira irreverente, um grupo de rapazes vestidos de mulher, denominado Primeiras Mariposas Recuperadas do Bom Retiro. O grupo ficou a cada ano mais organizado, a ponto de, em 1963, a polícia abrir espaço na avenida São João para o grupo de garotos (desta vez fantasiados de palhaços) desfilar. E o locutor, do palanque, anunciar o bloco como “uma mocidade muito alegre”. O nome do locutor: Evaristo de Carvalho.
Logo após o desfile, cansados, os amigos sentaram-se a frente de um comércio na esquina da Avenida São João com a Rua Conselheiro Crispiniano. Discutiram sobre qual o nome que dariam ao bloco, e um deles, chamado Juarez da Cruz, disse: “o locutor disse que somos ‘uma mocidade muito alegre’, e até como uma homenagem a saudosa Mocidade Louca de Campos, nosso bloco já tem nome!” E assim, no Carnaval de 1963 o bloco ganhava seu nome: Mocidade Alegre!
Em 1967, devido a necessidade de reorganizar o Carnaval paulistano e dar novos e definitivos rumos aos desfiles, o bloco virou Escola de Samba, e assim estava fundado o Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Mocidade Alegre, que teve ascensão meteórica e, chegando ao Grupo Especial, logo foi tricampeã. A expressão “cultural” sempre foi levada a sério por Juarez, tanto no desenvolvimento dos enredos (sempre buscando enriquecer culturalmente a comunidade) como na preservação do acervo e da memória do Carnaval e da própria agremiação. Foi notório, nos últimos anos, seu apoio para o fortalecimento do Departamento Cultural, bem como às ações do Departamento Jovem – tão importante para a formação de novos sambistas.
À frente da agremiação, Juarez foi o pioneiro em buscar grandes patrocinadores da iniciativa privada, fazendo parceria com o francês Phillipe Alain, presidente da rede de supermercados Peg Pag. Também impôs ao desfile a forma que todos os sambistas seguem hoje: alas, destaques e alegorias distribuídos de forma que o enredo seja claramente interpretado. Também foi o pioneiro em levar o samba de São Paulo para o exterior: em 1976, a Mocidade Alegre se apresentou na Ilha da Madeira.
“Ser Sambista é um Privilégio, Pertencer a Mocidade Alegre é Motivo de Orgulho!”
Juarez da Cruz, 1972
O lema “Morada do Samba”, dado à sede da Mocidade Alegre, não foi criado à toa: Juarez sempre se esforçou para que a quadra fosse um centro de convivência de sambistas, tendo sempre atrações convidadas que pertenciam às escolas co-irmãs, tanto daqui de São Paulo como de outras cidades como Santos e Rio de Janeiro. E na valorização da figura do sambista paulistano criou, em 1972, ano da primeira edição das 24 Horas de Samba (tradicional festa de aniversário da Mocidade Alegre), o prêmio Sambista Imortal da Morada do Samba, ofertado aos que se destacam por grandes feitos em nome da manutenção das raízes e pelo crescimento do Carnaval na Cidade de São Paulo.
Uma das cenas marcantes da história do Carnaval Paulistano é a presença de Juarez a frente da Escola com seu charuto e sua touca de pele de carneiro (presente do grande Mestre Candeia, presidente de honra da Ala de Compositores da Morada do Samba, na década de 70). Esta imagem tornou-se uma verdadeira lenda e até hoje está nas mentes e corações dos sambistas paulistanos. Conferindo assim, com muita honra e orgulho, identidade e tradição a nossa Mocidade Alegre.
E Juarez nunca mediu esforços pelo crescimento do Carnaval Paulistano: teve um importante papel de mediação entre os sambistas e o prefeito Faria Lima, para a oficialização do concurso de escolas de samba em 1968. Presidiu a UESP, a Liga, foi Embaixador do Samba e, há três meses, presidia, como Baluarte-mor, a recém-fundada Academia dos Baluartes do Samba de São Paulo.
O reconhecimento e o carinho ao grande Cardeal do Samba pode ser constatado na última terça-feira, dia 3 de março, em seu velório e funeral: familiares, amigos e sambistas de toda a cidade estiveram na Quadra Social da Mocidade Alegre, com seus pavilhões, e acompanharam o cortejo no cemitério ao som da bateria, cantando o samba-enredo Embaixadas de Sonho e Bamba (1980).
Querido Baluarte: todas as homenagens que fizermos serão poucas, por tudo o que você nos legou. Você estará presente a cada vez que o nosso pavilhão girar! Siga em paz, por caminhos de cristal e sob um lindo céu de diamantes!
Como grande vitorioso na vida e no samba, descansou com a honra de ver a Escola de Samba que fundou como a Campeã do Carnaval... Obrigado nosso Mestre... Sua lição será eterna. E, de onde estiver, esteja certo de que aqui não mediremos esforços para fazer da nossa querida Escola a grande vedete do Carnaval, pois seus ensinamentos estarão sempre conosco. Afinal, nunca estiveram tão atuais as suas palavras:
Fonte: MOCIDADE ALEGRE
Imagem: Acervo Cultural do G.R.C.E.S. Mocidade Alegre
quarta-feira, 19 de agosto de 2009
Associados das escolas da Liga tem desconto na peça 'Eu sou o samba'
MUSICAL EU SOU O SAMBA
africana à afirmação na cultura carioca. O musical , que tem como proposta celebrar a grande conquista do samba como patrimônio histórico cultural brasileiro faz excursão histórica musical pelos cenários cariocas por onde se ouvia, cantava e dançava o samba dos anos 20 aos anos 70, do maxixe ao samba-enredo.
O samba-canção, a bossa nova e outras derivações são mostrados como se desfilasse uma escola de samba, cujo enredo é a história do ritmo, desde a fase em que os sambistas eram perseguidos pela polícia à consagração em todo o Brasil. Entre um espaço e outro, cantam e dançam passistas, mestre-sala e porta-bandeira, malandros, intérpretes e compositores além de homenagear grandes personalidades do universo sambista, como: Carmem Miranda, Ary Barroso, Cartola, Jamelão, Nelson Sargento entre outros.
“Faltava um musical que falasse sobre a nossa marca registrada. Nada fala mais sobre nós do que o samba, não gostaríamos de apresentar a história do samba, apenas enumerando seus criadores, suas obras primas ou relatando as biografias de intérpretes e compositores. Queremos apresentar as pequenas grandes histórias dos personagens anônimos que fizeram do samba suas maiores inspirações.” O espetáculo dá vida e voz a personagens anônimos que conheceram e freqüentavam esse reduto cultural. Explica a produtora e atriz responsável pelo espetáculo Cláudia Vigonne.
Vigonne, coordenadora de projetos, escolheu uma equipe de renome para comandar os bastidores. Profissionais como: a carnavalesca, figurinista e cenógrafa Rosa Magalhães, o maestro Helvius Vilela, a arquiteta e cenógrafa Doris Rollemberg, o coreógrafo Carlinhos de Jesus e pesquisa do jornalista João Máximo. Inicialmente, ele chegou a 135 músicas. Ficaram 63 composições que vão dos anos 20 até os anos 70.
São clássicos dos clássicos, para a platéia cantar junto, começando com A Voz do Morro (Eu sou o samba/a voz do morro sou eu mesmo sim senhor), e passando por Jura, Pelo Telefone, Exaltação a Mangueira, Feitio de Oração, Se acaso Você Chegasse,Só Danço Samba, Diz Que Fui Por Aí, Onde a Dor Não Tem Razão, Meu Mundo Caiu", "Boneca de Piche”, "Fim de caso"," Não Deixe o samba Morrer”, "O Barracão"," Folhas Secas",” A Voz do Morro"," Alvorada", "Praça Onze”, "E por falar em saudade"," As Rosas Não Falam"," Se Todos fossem iguais a você”, e outras, chegando a Não Deixe o Samba Morrer.
Os personagens transitam entre a Praça Onze do início do século 20 e a Avenida Rio Branco, por onde as escolas desfilavam antes da construção do Sambódromo. A Lapa, os morros, o Zircatola, bar aberto por Cartola e Dona Zica nos anos 60, a quadra da Mangueira, as boates do Beco das Garrafas, os cassinos, os barracões de escolas de samba, o Teatro Municipal, palco de Orfeu da Conceição, o Copacabana Palace e seus bailes elegantes. Dentro desse contexto histórico ainda podem ser facilmente reconhecidos os terreiros, as tias, os sambistas, quitutes, crenças e devotos locais como as casas de má fama, os cabarés da Lapa, dancings e cafés do centro que também são representados, assim como as mariposas da noite, os cafetões, malandros e leões de chácara.
Teatro Santa Cruz: Rua Orobó 277 - Alto de Pinheiros.Bilheteria: (11) 3024 5191.
Temporada até: 27 de setembro
Apresentações de sexta a domingo.
Horário: Sexta às 21h30 e Sábado às 21h e Domingo às 19h.
Duração: 2h (dois atos)
Horário da bilheteria:
de terça a quinta das 14h às 19h
sexta e sábado das 14h às 21h
domingo das 14h às 19h
Classificação etária: 12 anos
terça-feira, 18 de agosto de 2009
Confira o Enredo das Escolas
GRUPO ESPECIAL
MOCIDADE ALEGRE
“Da Criação do Universo ao Sonho Eterno do Criador... Eu Sou Espelho e Me Espelho Em Quem Me Criou!!!” - Comissão de Carnaval: Sidnei França, Fábio Lima e Márcio Gonçalves.
ROSAS DE OURO
“O cacau é show” - Carnavalesco: Jorge Marcos Freitas
X-9 PAULISTANA
“Do além-mar, a herança Lusitana nos une... Ora, pois! A X-9 é Portuguesa com certeza” - Carnavalescos: Rodrigo Cadete Dias e Augusto de Oliveira
ACADÊMICOS DO TUCURUVI
“São Luis do Maranhão, um Universo de encantos e magias” – Carnavalesco: Wagner Santos
UNIDOS DE VILA MARIA
“A indústria que manipula o ferro é a mãe de todas as outras” - Carnavalesco: Fábio Borges
TOM MAIOR
“Brasília, do sonho à realidade... Uma homenagem de São Paulo aos 50 anos da capital coração do Brasil” - Carnavalesco Szaniecki
LEANDRO DE ITAQUERA
Sob um manto de amor e paz, sou Leandro de Itaquera desfilando o VERMELHO e BRANCO no meu carnaval - Carnavalescos: Anderson Paulino e Aguinaldo Souza.
ÁGUIA DE OURO
Ribeirão Preto – Carnavalesco: Comissão de Carnaval
GRUPO DE ACESSO
NENÊ DE VILA MATILDE
“Água nossa de cada dia. A pureza da Águia é a essência de nossas vidas!” - Carnavalesco: Delmo de Moraes
MORRO DA CASA VERDE
“De quem é essa bola” - Carnavalesco: Babú Energia
BARROCA ZONA SUL
“O beijo” - Carnavalesco: Sidinho Ramos
UIRAPURU DA MOOCA
“O vôo da águia sobre as terras do Uirapuru” - Carnavalesco: José Carlos Lisboa
FLOR DE LIZ
Em fase de definição
quarta-feira, 12 de agosto de 2009
AGENDA DO CARNAVAL
TOM MAIOR
Às 5a: Terrerão do Sobral, com Roda de Samba a partir das 22h30, no Capella Beer (Rua Cunha Gago, 31 – Pinheiros) – Entrada: mulher VIP e Homem R$ 5. Informações pelo fone 3034-5235.
Aos Sábados: Ensaio da Bateria das 20h às 22h30 na quadra da TUP.
Bateria Feminina: Todos os Sábados das 18h às 20h (inscrições abertas)
Informações da Tom Maior pelos telefones: 3494-9040/ 3031-4928.
UNIDOS DE VILA MARIA
Rua Cabo J. Monteiro da Rocha, 448 – Jd. Japão – Tel: 2981-3154
6ª, dia 14 – Eliminatórias de Samba Enredo a partir das 20h, entrada sócios grátis e não sócios R$ 10.
Sábado, dia 15 – Baile dos Anos 60 a partir das 21h, com Show da Leci Brandão, Banda ao Vivo e Bateria da Unidos de Vila Maria, entrada R$ 15.
Aos sábados – “Boteco da Vila” a partir das 12h, feijoada self-service à vontade com muito samba e a cada sábado um convidado especial cantando o melhor do Samba Raiz, no Espaço Camarote Unidos de Vila Maria – Entrada R$ 20.
Todos os Sábados: Escolinha da Bateria a partir das 14h – Entrada franca
Ensaio da Bateria a partir das 18h – Entrada franca
ROSAS DE OURO
Rua Cel. Euclides Machado, 1066 – Freguesia do Ó – Tel: 3931-4555
6ª, dia 14 – Eliminatórias de Samba Enredo a partir das 21h - Entrada R$ 5.
Sábado, dia 22 – Lançamento dos Protótipos de Fantasias do Carnaval 2010 a partir das 22h, entrada R$ 20
ACADÊMICOS DO TUCURUVI
Av. Mazzei, 722 – Tucuruvi – Tel: 2204-7342.
Sábado, dia 15 – Eliminatórias dos Sambas de Enredo para o Carnaval 2010, a partir das 21h, entrada R$ 5.
Aos Sábados: Escolinha da Bateria a partir das 18h – Entrada franca
Ensaio da Bateria a partir das 20h – Entrada franca
MOCIDADE ALEGRE
Av. Casa Verde 3,498 – Bairro do Limão – Tel: 3857-7525
Sábado, dia 15 – Coquetel Beneficente em comemoração ao 25º Aniversário da Ala do Biro, a partir das 16h, entrada R$ 12.
Domingo, dia 16 – Eliminatórias de Samba Enredo a partir das 16h, entrada R$ 10.
LEANDRO DE ITAQUERA
Rua Padre Viegas de Menezes, 66 – Itaquera – Tel: 2748-7564.
Sábado, dia 15 – Eliminatória dos Sambas de Enredo a partir das 22h, entrada R$ 5.
Aos sábados: Ensaio da Bateria a partir das 18h – Entrada franca
X-9 PAULISTANA
Av. Luis Dumont Villares, 324 – Parada Inglesa – Tel: 2977-2146/ 2975-3893.
Domingo, dia 16 – Eliminatórias dos Sambas de Enredo a partir das 19h.
Sábado, dia 22 – Lançamento dos Protótipos de Fantasias do Carnaval 2010 a partir das 20h30
Aos Domingos: Escolinha da Bateria a partir das 18h – Entrada franca
Ensaio da Bateria a partir das 20h – Entrada franca
BARROCA ZONA SUL
Av. Prof. Abraão de Moraes, 1800 – Água Funda.
Domingo, dia 16 – Apresentação dos Sambas de Enredo para o Carnaval 2010 a partir das 19h30.
NENÊ DE VILA MATILDE
Domingo, dia 16 – Eliminatórias dos Sambas de Enredo a partir das 19h na Da Toko (Rua Dona Matilde, 509 – Praça da Toco – Vila Matilde). Entrada R$ 5.
às 4ª: Ensaios da Bateria: a partir das 20h – Entrada franca – Local: Da Toko (Rua Dona Matilde, 509 – Praça da Toco)
Sábado: Ensaios da Bateria: a partir das 15h – Entrada franca – Local: Da Toko (Rua Dona Matilde, 509 – Praça da Toco).
MORRO DA CASA VERDE
Av. Eng. Caetano Álvares, 3.000 – Casa Verde - Tel: 3965-8964.
Sábado, dia 22 – Escolha do Samba Enredo para o Carnaval 2010 a partir das 15h.
ÁGUIA DE OURO
Av. Francisco Matarazzo, 1986 – Pompéia – Tel: 3872-8262.
Sábado, dia 29 – Feijoada com Pagode a partir das 13h com o Grupo Mania da Gente, entrada R$ 20, inclui feijoada e camiseta do Águia de Ouro.
Aos domingos: Escolinha da Bateria e Escolinha de Passista às 17h - Entrada franca
Ensaio da Bateria a partir das 20h – Entrada franca
terça-feira, 11 de agosto de 2009
Aniversário das Escolas de Samba
Dia 1º – Fundação: Nenê da Vila Matilde (1/1/1949) 60 anos
Dia 10 – Fundação: Unidos Vila Maria (10/1/1954) 55 anos
Fevereiro
Dia 1 – Fundação: Acadêmicos do Tucuruvi (1/2/1976) 33 anos
Dia 12 – Fundação: X9-Paulistana (12/2/1975) 33 anos
Dia 14 – Fundação da Tom Maior (14/2/1973) 36 anos
Março
Dia 03 – Fundação da Leandro de Itaquera (3/3/1982) 27 anos
Abril
Dia 6 – Fundação: Morro da Casa Verde (6/4/62) 47 anos
Maio
Dia 8 – Fundação: Uirapuru da Mooca (8/5/1976) 33 anos
Dia 09 – Fundação: Águia de Ouro (09/5/1976) 33 anos
Dia 1 – Fundação: Flor de Liz (13/5/1976) 33 anos
Agosto
Dia 07 – Fundação: Barroca Zona Sul (7/8/1974) 35 anos
Setembro
Dia 24 – Fundação: Mocidade Alegre (24/9/1967) 42 anos
Outubro
Dia 18 – Fundação: Rosas de Ouro (18/10/1971) 38 anos
sexta-feira, 7 de agosto de 2009
Barroca comemora 35 anos
A Barroca Zona Sul (Grêmio Recreativo Cultural Esportivo Beneficente Escola Faculdade do Samba Barroca Zona Sul) , fundada no dia 7 de agosto, comemora seus 35 anos neste sábado, junto com a Festa de Aniversário, a agremiação realiza o lançamento do seu Enredo para o Carnaval 2010, a Inauguração da “Galeria dos Baluartes” e, também, um show com o Naninha, do Bar Brahma, a partir das 22h. A festa tem entrada franca, o estacionamento custa R$ 5.
A escola fica na avenida Prof. Abraão de Moraes, 1.800 – Água Funda. Site www.barrocazonasul.com.br
História
As cores da escola: verde e rosa são uma homenagem à Mangueira, fundada por Sebastião Eduardo do Amaral "Pé Rachado", um mineiro, que veio pra São Paulo com apenas 18 anos, em busca de trabalho nas grandes construtoras. Nascido em Varginha, aos 14 anos, onde organizava um bloco chamado "Voz do Morro", em São Paulo se deparou no bairro da Bela Vista, ou ‘Bixiga’, com um grande reduto de negros que acabara de fundar o Cordão Vai-Vai, com alguns poucos instrumentos na bateria. Pé Rachado ingressou no cordão um ano depois, em 1931, onde iniciou tocando contra surdo e posteriormente tornou-se apitador da bateria. Com seu jeito organizador, se tornou o primeiro presidente da alvinegra da Bela Vista e botou ordem na casa.
Pé Rachado se tornou uma das principais personalidades da história da alvinegra do Bixiga, e foi ele quem deu oito campeonatos ao Vai-Vai de 60 a 67, um marco histórico no carnaval de São Paulo. Ajudou a fundar a Confederação das Escolas de Samba e cordões e, posteriormente, a Federação que mais tarde se tornaria UESP.
Pé Rachado tinha paixão pela Mangueira do Rio, no inicio dos anos 70, se afastou definitivamente da já Escola de Samba Vai-Vai. No carnaval de 1974 coordenou a harmonia da Camisa Verde e Branco, escola que se sagrou campeã. Morador do bairro de Vila Mariana, da rua Padre Machado onde existiam muitos sambistas que se dividiam: na parte de cima do morro, eram Vai-Vai (abrigava a Ala Cuíca de Ouro, a principal na época) e na baixada, na região da rua Santo Irineu, era o reduto do Camisa Verde e Branco e Acadêmicos do Ipiranga.
Na noite do dia 7 de agosto, em uma quinta-feira, de 1974, na Rua Padre Machado 442, casa 2 – fundos, na famosa "vilona", onde residem até hoje muitas famílias, nasceu o Grêmio Recreativo Cultural Esportivo Beneficente Escola Faculdade do Samba Barroca Zona Sul, quando Pé Rachado, aos 56 anos, reuniu em sua casa: amigos, familiares e moradores do bairro que integravam as três escolas. O primeiro ensaio aconteceu no campo de futebol.
O nome Barroca foi sugestão do saudoso Valter Japão, inspirado no campo de terra que os integrantes da nova escola costumavam frequentar.
Fonte Site do Grêmio Recreativo Cultural Esportivo Beneficente Escola Faculdade do Samba Barroca Zona Sul (www.barrocazonasul.com.br)
Assessoria de Imprensa da LIGA INDEPENDENTE DAS ESCOLAS DE SAMBA DE SÃO PAULO
Ordem do Desfile do Carnaval 2010
Ordem dos desfiles
Grupo Especial
Sexta-feira (12/2/2010)
1ª - Imperador do Ipiranga
2ª - Leandro de Itaquera
3ª - Acadêmicos do Tucuruvi
4ª - Mancha Verde
5ª - Unidos de Vila Maria
6ª - Rosas de Ouro
7ª - Vai-vai
Sábado (13/2/2010)
1ª - Águia de Ouro
2ª - Tom Maior
3ª - Mocidade Alegre
4ª - X-9
5ª - Gaviões da Fiel
6ª - Império de Casa Verde
7ª - Pérola Negra
Grupo de Acesso
Domingo (14/2/2010)
1ª Flor de Liz
2ª Uirapuru da Mooca
3ª Barroca Zona Sul
4ª Morro da Casa Verde
5ª Nenê de Vila Matilde
6ª Dragões da Real
7ª Camisa Verde e Branco
8ª Unidos do Peruche
Carnaval 2009
Classificação Grupo Especial
1º Mocidade Alegre 359.25
2º Vai-Vai 358.75
3º Rosas de Ouro 358.25
4º Gaviões da Fiel 358.0
5º Império de Casa Verde 356.5
6º X-9 Paulistana 355.5
7º Acadêmicos do Tucuruvi 354.75
8º Unidos de Vila Maria 354.5
9º Pérola Negra 353.25
10º Mancha Verde 353.25
11º Tom Maior 349.0
12º Leandro de Itaquera 345.0
13º Nenê de Vila Matilde 342.0 *
14º Unidos do Peruche 339.0 *
ENREDOS 2009
1º Unidos do Peruche
Peruche faz desfile sobre ouro na volta à elite
2º Rosas de Ouro
Rosas leva a magia do carnaval ao Sambódromo
3º Unidos de Vila Maria
Em tempo de crise, escola fala de ambição e dinheiro
4º Tom Maior
Com famosos, Tom Maior faz tributo à cultura africana
5º Mancha Verde
'Nação cultural' de PE é tema da escola
6º X-9 Paulistana
X-9 mistura Obama e Lula em desfile sobre Amazônia
7º Nenê de Vila Matilde
Escola homenageia seus 60 anos de fundação
8º Leandro de Itaquera
Leandro arma 'festa da periferia' com Regina Casé
9º Pérola Negra
Escola da Vila Madalena mostra a Índia
10º Mocidade Alegre
Mocidade Alegre fala ao coração e avenida pulsa
11º Acadêmicos do Tucuruvi
Escola traz a tradição e o sabor de Ouro Preto
12º Gaviões da Fiel
Gaviões mostra a invenção da roda em desfile
13º Vai-Vai
Escola faz crítica social no Sambódromo
14º Império de Casa Verde
Império comemora seus 15 anos com desfile
quinta-feira, 6 de agosto de 2009
Agenda do Carnaval Paulista
Confira os eventos das Escolas de Samba de São Paulo - LIESA
TOM MAIOR
Todas às 5ª: ‘Terrerão do Sobral’, com Roda de Samba a partir das 22h30, no Capella Beer (Rua Cunha Gago, 31 – Pinheiros) – Entrada: mulher VIP e Homem R$ 5,. Informações Tel. 3034-5235.
Todos os Sábados: Ensaio da Bateria das 20h às 22h30 na quadra da TUP.
Bateria Feminina: Todos os Sábados das 18h às 20h (inscrições abertas)
Maiores informações da Tom Maior pelo telefone: 3494-9040/ 3031-4928
ROSAS DE OURO
6ª , dia 7 , início das Eliminatórias de Samba Enredo a partir das 21h - Entrada R$ 5. Rua Cel. Euclides Machado, 1066 – Freguesia do Ó – Tel: 3931-4555.
UNIDOS DE VILA MARIA
6ª , dia 7, início das Eliminatórias de Samba Enredo a partir das 20h.
08/08 (Sáb.) – “Boteco da Vila”, novo ponto de encontro da comunidade da Vila Maria. Todos os sábados a partir das 12h00, feijoada self-service à vontade com muito samba e a cada sábado um convidado especial cantando o melhor do Samba Raiz, no Espaço Camarote Unidos de Vila Maria – Entrada R$ 20.
Todos os sábados: Escolinha da Bateria a partir das 14h – entrada franca
Ensaio da Bateria a partir das 18h – entrada franca
Rua Cabo J. Monteiro da Rocha, 448 – Jd. Japão – Tel: 2981-3154.
BARROCA ZONA SUL
Sábado, dia 8 – Festa de Aniversário da Barroca Zona Sul comemorando 35 anos, Lançamento do Enredo para o Carnaval 2010 e a Inauguração da “Galeria dos Baluartes”. e ainda Show do Naninha, a partir das 22h - entrada franca.
Av. Prof. Abraão de Moraes, 1800 – Água Funda.
ACADÊMICOS DO TUCURUVI
Sábado, dia 8, – início das Eliminatórias dos Sambas de Enredo para o Carnaval 2010, a partir das 20h, entrada R$ 5.
Todos os Sábados: Escolinha da Bateria a partir das 18h – entrada franca
Ensaio da Bateria a partir das 20h - entrada franca
End.: Av. Mazzei, 722 – Tucuruvi – Tel: 2204-7342.
LEANDRO DE ITAQUERA
Sábado, dia 8 – eliminatória dos Sambas de Enredo a partir das 22h, entrada R$ 5
Todos os Sábados: Ensaio da Bateria a partir das 18h – entrada franca
End.: Rua Padre Viegas de Menezes, 66 – Itaquera – Tel: 2748-7564.
X-9 PAULISTANA
Domingo, dia 9 – Eliminatórias dos Sambas de Enredo a partir das 19h.
Todos os Domingos: Escolinha da Bateria a partir das 18h – entrada franca
Ensaio da Bateria a partir das 20h – entrada franca
Av. Luis Dumont Villares, 324 – Parada Inglesa – Tel: 2977-2146/ 2975-3893.
NENÊ DE VILA MATILDE
Domingo, dia 8 - Início das Eliminatórias dos Sambas de Enredo a partir das 19h na Da Toko (Rua Dona Matilde, 509 – Praça da Toco – Vila Matilde). Entrada R$ 5.
Ensaios da Bateria: Todas as Quartas-feiras a partir das 20h00 e aos Domingos a partir das 20h – entrada franca – Local: Da Toko (Rua Dona Matilde, 509 – Praça da Toco).
MOCIDADE ALEGRE
Domingo, dia 9 – Eliminatórias de Samba Enredo a partir das 16h, entrada R$ 10.
Sábado, dia 15 – Coquetel Beneficente em comemoração ao 25º Aniversário da Ala do Biro, a partir das 16h, entrada R$ 12.
Av. Casa Verde 3.498 – Bairro do Limão – Tel: 3857-7525
ÁGUIA DE OURO
Todos os Domingos: Escolinha da Bateria e Escolinha de Passista às 17h - Entrada franca
Ensaio da Bateria a partir das 20h – Entrada franca
Av. Francisco Matarazzo, 1986 – Pompéia – Tel: 3872-8262