terça-feira, 22 de maio de 2012

Liga de Guarulhos recebe sambistas paulistanos





Fórum de Carnaval da LISEG recebe integrantes da LIGA



No último fim de semana, a cidade de Guarulhos teve o privilégio de contar com a presença de diversos profissionais da folia paulistana durante os dois dias do Fórum de Carnaval, aberto na sexta-feira (18), com a apresentação do grupo de samba Feitiço de Mulher, formado por simpáticas e talentosas meninas da zona norte de São Paulo. Em sua segunda edição, o evento chamou a atenção do público pela qualidade dos palestrantes que passaram pelo Centro Educacional Adamastor. 



Realizado pela Liga Independente das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Guarulhos (Liesg), em parceria com a Secretaria de Cultura, o evento faz parte do calendário da Liga e tem como objetivo levar conhecimento da cultura e história do Carnaval, assim como aprimorar diversas técnicas em todos os quesitos existentes na folia. 



No sábado (19), o presidente da Unidos de Vila Maria e da Liga das Escolas de Samba de São Paulo, Paulo Sérgio Ferreira, em sua palestra, ressaltou a importância de eventos desse porte para o crescimento da festa em Guarulhos. Em seguida, foi a vez do coreógrafo da escola de samba Dragões da Real, Anderson Rodrigues, falar sobre os novos desafios da comissão de frente no carnaval paulistano. 



Ainda no sábado, os presentes no Adamastor Centro tiveram a oportunidade de ouvir uma verdadeira aula sobre a história do Carnaval com o diretor-geral de harmonia da Vai-Vai, Fernando Penteado, que há mais de 50 anos desfila todo carinho e profissionalismo pela tradicional escola do Bixiga. Fechando a programação do sábado, o casal de mestre-sala e porta-bandeira da Unidos de Vila Maria, Rodrigo e Marina, relatou toda sua experiência junto à agremiação da zona norte paulistana, destacando a paixão pelo pavilhão da escola de samba. 



No domingo (20), as atividades tiveram início com a palestra do secretário-geral da União das Escolas de Samba Paulistanas (Uesp), Luiz Pinho, que falou sobre a composição dos blocos carnavalescos. Em seguida, o carnavalesco André Machado, da escola de samba Pérola Negra, palestrou sobre a escolha dos enredos durante os preparativos de uma agremiação. À tarde, foi a vez do diretor de marketing da Liga das Escolas de Samba de São Paulo, Carlos Alberto Praça, abordar o tema “Captação de Recursos e Marketing no Carnaval”. Fechando a série de palestras, o mestre Augusto, da Leandro de Itaquera, discorreu sobre o quesito bateria.



A novidade na edição deste ano do Fórum de Carnaval foi a presença de representantes das novas agremiações de Guarulhos que desfilarão no carnaval do ano que vem. Entre as escolas, Acadêmicos do Picanço, Renascer de São Domingos, Tok-Final Pimentas e Aliados do Jardim Presidente Dutra, além dos blocos carnavalescos Tradição, do Cabuçu e Em Cima da Hora, da Vila Any.



Fonte: Liga Independente das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Guarulhos (Liesg)



Um comentário:

  1. Estaremos organizando novas atividades neste nível para melhorar sempre e cada vez mais o Carnaval de Guarulhos.
    Forte abraço a toda direção da Liga de São Paulo em especial seu presidente Serginho.

    ResponderExcluir